Nem tudo é o que parece!

Atendimento é bom e salva o cliente, mas o atendimento vai além do "bom dia".

Nesses meus dias de férias costumo (inconscientemente) trabalhar mais ainda. Talvez por ter mais tempo para se dedicar a observar as coisas a qual costumo trabalhar na consultoria.

Como não poderia ser diferente, até mesmo por se tratar de uma necessidade, passei por vários estabelecimentos aqui na cidade onde estou, em Santa Cruz do Rio Pardo, SP. Dois desses estabelecimentos gostaria de destacar neste artigo. 

Passei por dois supermercados, um com características bem padronizadas e discretas de apresentação, e outro que já tem uma boa fama de ser um mercado "conceitual", aparentemente para uma classe mais refinada etc.

Seria uma surpresa para mim se eu não me surpreendesse com os resultados que me deparei.

Mas como avaliar um atendimento no geral de um supermercado? Aqui vai:

Ambiente 1 (Alvorada)

Adentrando no primeiro super, o qual já sabíamos por meio de outras pessoas que tinha características bem requintadas, itens caros etc. Encontramos o primeiro ponto negativo: O estacionamento no subsolo estava em obras, não havia nenhuma placa informando sobre.

Segundo ponto: Embora o estabelecimento tenha um apelo visual bem chamativo, ainda assim contava com uma desorganização bem visível, estoque aparente e um layout que me incomodou muito, que foi ter o setor de FLV (vulgo hortifruti) ao lado dos produtos de higiene e limpeza! 

Terceiro: Um dos pontos mais críticos que encontrei. O piso sujo me incomodou muito, o ambiente me pareceu largado.

Quarto e último: Cadê os atendentes? Bom, encontrei as operadoras de caixa quando estávamos saindo e um senhor do FLV, muito gente boa por sinal. Mas no geral o atendimento também me deu a impressão de largado, o que faz com que a gente se sinta meio perdido no local.

Mas realmente, o super é bem "chique" em alguns aspectos, o apelo visual, gôndolas com iluminação diferenciadas e outros detalhes realmente chamam a atenção, mas mesmo assim continham alguns erros gráficos e de sinalização.


Ambiente 2 (Avenida)

Não é a primeira vez que vou nesse mercado quando venho pra cá, e não é por acaso!

Na minha opinião, não há algo mais humilde e eficiente do que o profissionalismo.

Dos pontos negativos que encontrei nesse local: O Atendente da FLV parecia estar com a cabeça bem longe, o atendente do açougue estava com a barba um pouco a fazer, operadora de caixa que não me deu nem um bom dia! 

Mas no geral, a simplicidade no funcionamento faz toda a diferença pro lado positivo.

Encontrei Layouts corretos, gôndolas sempre bem abastecidas, funcionários preocupados com os clientes, ambiente sempre limpo e organizado.

Para finalizar, como de costume, sempre acontece algo sem querer para tirar a prova real.

Dessa vez, quando estávamos saindo, uma das sacolas rasgou e os produtos vieram ao chão. Antes mesmo que eu virasse para trás já tinha dois funcionários com sacolas novas oferecendo ajuda. Isso é sensacional!

Isso sim deveria ser padrão e unanimidade em todos os supers!

Bom, para não estender muito mais O texto, vou deixar a parte de estética, imagem e design para outro texto, mas posso deixar claro com esse exemplo que nem tudo é o que parece ou o que deseja ser!

E se servir de dica para quem vai empreender, seja em qual segmento for, muitas vezes o simples é o mais bonito e a lei do "faça o que tem de ser feito" vale mais a pena do que algo a mais que não é concluído.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Violeta Bar, Augusta - Cerveja com piada (BOA)!

Subway - Shopping D

Calçadão Urbanóide - "Tudo acaba na Augusta!"